O voluntariado do Projeto Pólen

O voluntariado, realizado através do trabalho voluntário, é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte-se a favor do serviço e do trabalho com objetivos de escolaridade, cívica, científicos, recreativos, culturais etc. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro.

Visando sempre o bem estar social. É uma ocupação de prestígio social, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.

Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma “profissionalização voluntária”; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.

O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não governamentais, componentes do Terceiro Setor, mas iniciativas privadas, como o PROJETO PÓLEN, tem surgido semanalmente.

Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo.

O voluntariado tem as pessoas no centro do desenvolvimento e, no nosso, no PROJETO PÓLEN, essas pessoas são as crianças. Nosso objetivo final é que as crianças recebam a maior e melhor atenção, tanto de seus pais quanto de seus educadores, para seu pleno desenvolvimento emocional, intelectual e social.
Para isso, pessoas, sejam educadores ou não, podem participar do projeto se oferecendo para colaborar em uma de nossas ações.

Veja onde você pode se encaixar:

  • AJUDAR PROFESSORES NA COMPREENSÃO DO USO DE TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA;
  • AUXILIAR PROFESSORES NO DESENVOLVIEMNTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NAS DIFERENTES ÁREAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA;
  • FAZER ACOMPANHAMENTO DE EDUCADORES DURANTE OS CURSOS QUE SÃO OFERECIDOS GRATUITAMENTE: CONFECCIONANDO RESUMOS, SLIDES, RESENHA DE TEXTOS E DISPONIBILIZANDO-OS;
  • ORIENTAR PAIS E RESPONSÁVEIS NA CONDUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS.

Se você pode ajudar em uma dessas causas, fique de olho em nossas redes sociais. Em cada necessidade nós produzimos um chamado com as normas e condições para participar. É nessa hora que você poderá fazer parte do nosso time.

Cordialmente,
Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida